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sexta-feira, 28 de julho de 2017

SISTEMAS DE AUDIO

Antigamente os dispositivos de áudio pessoais reproduziram música ou outros sinais de áudio somente em qualidade mono (1 canal) e através de um único alto-falante. Os primeiros experimentos com rádio de transmissão nos EUA em qualidade estérea (sinais de 2 canais) começaram em 1952, mas o som estéreo não se tornou comum até o início dos anos 1960. Os sinais estéreos se espalham rapidamente, pois estes permitem reproduzir dois sinais de áudio diferentes através de dois alto-falantes. Novos desenvolvimentos levaram a sistemas de som multicanal com até 8 canais (sistemas 7.1). O objetivo deste tipo de sistema de som é tocar o som surround mais realista possível e criar o resultado acústico mais autêntico. A seguir, você aprenderá mais sobre o desenvolvimento de vários sistemas de som multicanal e como exatamente os sistemas surround Dolby 5.1 e 7.1 se tornam diferentes dos outros.

O desenvolvimento de sistemas de som multicanais



1 canal (Analógico - Mono)


É o tipo de sistema simples envia o “mesmo sinal” através de todos os alto-falantes ou outros canais. O Dolby Digital possui uma codificação 1.0. Isto é usado principalmente para reproduzir filmes antigos ou restaurados.



2 canais (analógico - estéreo)


Neste ambos os canais possuem a mesma largura de banda. Isso facilita a transmissão espacial do som. 


3 canais (analógico)


Os sistemas analógicos de som surround utilizam três canais. Dois canais são responsáveis pelo som estéreo, e o terceiro canal é um canal auxiliar para o alto-falante central (para diálogos). 


4 canais (analógico - Dolby Surround Pro Logic I)


Dolby SR, Dolby Stereo e Dolby Surround Prologic usam dois canais e dois canais auxiliares. O Dolby SR usa um processo de redução de ruído altamente desenvolvido em analógico. Dolby Stereo é um formato analógico para teatros que foi substituído por Dolby Digital. Dolby Surround é a versão para usuários domésticos. O sistema de som multicanal analógico acomoda quatro canais de áudio em duas trilhas sonoras usando uma codificação de matriz.

Um sistema Dolby Surround é composto por um amplificador com um decodificador integrado e alto-falantes para: frente esquerdo, frente médio, frente direita e um canal para o som surround. Normalmente, este canal é operado com dois alto-falantes que reproduzem o mesmo som (traseiro direito e traseiro esquerdo). Um canal de efeito (canal LFE) ao qual o subwoofer pode ser conectado, mas ainda não está incluso. Não é possível separar os canais individuais; Em vez disso, é apenas simulado.


 O Dolby Surround é compatível com o estéreo. Um sinal Dolby Surround pode, portanto, ser reproduzido com qualquer dispositivo estéreo, o que resulta automaticamente em um certo som surround. O Dolby Surround perdeu um pouco de influência e disponibilidade devido a um movimento em direção ao conteúdo digital em vídeo. Em vez disso, o Dolby Digital ou DTS é usado.



5 canais (analógico - Dolby 5.1)


A empresa Dolby desenvolveu o primeiro sistema de som que transmitiu som para cinco alto-falantes na década de 1980, com Surround Pro Logic I. Um canal é usado para enviar som para o alto-falante central. Devemos mencionar que ambos os alto-falantes traseiros reproduzem o mesmo sinal de som.






6 canais (Digital - Dolby Digital 5.1, Dolby Pro Logic II)

Dolby Digital é o primeiro sistema de som com seis canais discretos e também o primeiro sistema de som digital. Os canais discretos significam que todos os canais são totalmente independentes uns dos outros. Neste tipo de tecnologia, todos os canais são recebidos separadamente uns dos outros. A riqueza do som pode ser aumentada pela adição de um subwoofer. Ele assume o som para explosões ou outros efeitos nos filmes e libera os outros alto-falantes para reproduzir frequências mais baixas. O Dolby Pro Logic II é a extensão do analógico Dolby Pro Logic I. Este sistema também possui um canal de subwoofer e outro canal traseiro. O nome 5.1 vem do fato de que o espectro de frequência completo só é reproduzido nos cinco primeiros canais. O sexto canal (.1) é o canal LFE (canal de efeitos) e está restrito a efeitos de baixa frequência.



7 canais (Digital - Dolby 6.1, Dolby Pro Logic IIx)

Estes sistemas de som existem seis canais (esquerda, média, direita, traseira esquerda, traseira, traseira direita) e um canal de efeitos (canal LFE) trabalhando em conjunto. O Dolby Pro Logic IIx é capaz de simular um sistema 6.1 a partir de uma gravação estéreo ou 5.1. O Dolby Digital EX é uma extensão do sistema Dolby Digital. No sistema 6.1 há um canal surround traseiro extra.




Para o seu próprio sistema de home theater, o sistema 6.1 realmente faz sentido se houver uma distância muito grande entre os alto-falantes traseiro e traseiro direito. O som do som surround central (7º canal) será satisfatório para a maioria dos usuários, mesmo em um arranjo 5.1. Devido à introdução do sistema de som Dolby 7.1, o Dolby 6.1 não é amplamente utilizado.

8 canais (Dolby 7.1)

O sistema, sete canais e um canal LFE estão trabalhando juntos. Você pode simular um sistema 7.1 de uma gravação estéreo ou Dolby 5.1 usando Dolby Pro Logic IIx. Este sistema de som é o mais próximo de atingir o objetivo de fornecer uma experiência acústica surround fechada e completa. A versão mais recente, o Dolby Pro Logic IIz, pode fornecer um sistema 9.1 com dados de áudio diferenciados.



O sistema Dolby Surround

A tecnologia Dolby Surround é um sistema de som multicanal analógico para uso doméstico. Um sistema Dolby Surround consiste em um amplificador com decodificação integrada, um alto falante para a frente esquerda, um alto falante para a frente direita, mais dois alto-falantes traseiros e um para o meio (centro). Se um carro atravessar a imagem na tela do filme, por exemplo, o ouvinte ouvirá o som do motor do carro se mover através da sala em vários alto-falantes. A vantagem da tecnologia analógica Dolby Surround é a sua compatibilidade com o estéreo; Um sinal Dolby Surround pode ser reproduzido em qualquer dispositivo compatível com estéreo. 
Na área de vídeo digital, o analógico Dolby Surround perdeu relevância nos últimos anos. DTS e Dolby Digital substituíram os formatos analógicos ao longo do tempo. No entanto, eles precisam de um decodificador para serem compatíveis com sistemas de reprodução mono ou estéreo.

Dolby Surround 5.1

O sistema Surround 5.1 está equipado com um canal de efeito de som de baixa frequência e cinco canais primários (três canais na frente, dois traseiros). A combinação 5.1 é um produto de nível de entrada de alta qualidade para uso em cinema em casa. O sistema 5.1 consiste em três altifalantes principais (esquerdo, médio e direito), os altifalantes surround na parte traseira direita e esquerda e um altifalante de baixa frequência (5.1 altifalantes). Todos os seis canais são reproduzidos discretamente em 5.1 (não com matriz como em Dolby Surround). O objetivo principal desta tecnologia para uso doméstico é um som uniforme em toda a sala e boa localização de todas as fontes de som. Idealmente, todos os cinco falantes seriam equidistantes do ouvinte e teriam um poder idêntico. Para criar esta situação, a sala em que são colocados deve ter um tamanho mínimo. A localização lateral do som não funciona muito bem. Nos sistemas 5.1, é quase impossível reproduzir um som que deveria vir diretamente da direita ou da esquerda do ouvinte.


Desenvolvimento de 6.1 (Dolby Digital EX) O processo 6.1 usa um alto-falante médio extra nas costas. Isso restringe o seu potencial de melhoria em relação aos sistemas anteriores, no entanto. O sexto canal é gerado pelo dispositivo de reprodução (receptor AV 6.1).   

O formato de som 7.1 é frequentemente oferecido para reproduzir filmes em HD DVD e Blu-Ray. Um sistema 7.1 adiciona mais dois alto-falantes no meio de ambos os lados entre os alto-falantes dianteiro e traseiro (7.1 alto-falantes). O objetivo é criar uma transição de som fluido de trás para frente


Devo escolher um sistema 7.1 ou 5.1? 


No sistema 7.1 serve para  aperfeiçoar o som surround que seu sistema pode produzir. Isso significa que ele usa dois alto-falantes extras que são controlados por um receptor correspondente. A distância entre estes e os outros alto-falantes precisa ser grande o suficiente para permitir que eles tenham seu pleno efeito. É por isso que a sala em que seu sistema está localizado precisa ser bastante grande. Se os alto-falantes individuais são apenas um quintal um do outro, por exemplo, seus sons individuais se misturam demais e cancelam o efeito surround. Basicamente, depende da qualidade do seu sistema. 

Um sistema 5.1 de alta qualidade será sempre melhor do que um sistema 7.1 barato ou menos funcional. Se você já possui um bom sistema 5.1 e falantes correspondentemente bons e não tem uma sala gigante, você não precisa mudar. Se ainda não possui um sistema Dolby Surround, você pode pular diretamente com a nova tecnologia. Além de uma melhor localização de sons, você evitará mais facilmente as lacunas no seu som em salas maiores. Dois alto-falantes extras também podem significar que você terá um som mais alto em geral. Outra vantagem é que a área em que você pode posicionar-se de forma ótima como ouvinte é aumentada - assumindo, como já mencionamos, que seu quarto é suficientemente grande.

Posicionar os seus alto-falantes é essencial para desfrutar da melhor experiência de cinema em casa. Preste atenção na área da sala onde a sua TV e assentos estão localizados. Os dois alto-falantes frontais devem ser posicionados à direita e à esquerda da TV, à mesma distância da televisão. Esta distância deve ser idêntica à distância entre o ouvinte e a TV (como em um sistema estéreo). O alto-falante central interpreta o diálogo do ator. É por isso que é ideal posicioná-lo diretamente acima ou abaixo da TV. Você pode escolher qualquer local para o subwoofer. Os outros falantes não são influenciados por isso. Em todos os sistemas (5.1, 6.1 e 7.1), você coloca esses alto-falantes da mesma maneira. Em 6.1, o alto-falante central traseiro está posicionado no meio. Nos sistemas 7.1, você está procurando o ideal de uma experiência surround de 360 °. Você alcançará o melhor som, colocando todos os alto-falantes à mesma distância do ouvinte.

Se a distância entre a parede traseira e o assento é muito pequena, você deve usar falantes dipolo em vez disso. Estes emitem som não apenas para frente, mas também ligeiramente deslocados e para trás. Esta tecnologia permite que você simule o som em uma sala de cinema. 

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