Como historiador de filmes e estudioso da relação de aspecto, John Hess, diretor de cinema diz: "A relação de aspecto é uma proporção da largura de uma imagem para a altura." .Basicamente, relação de aspecto determina a qualidade e o tamanho do seu vídeo, seja em uma tela de filme, em um telefone ou em sua TV HD. E, além de algumas exceções widescreen (mais sobre isso em um segundo), existem basicamente duas opções quando se trata de proporções de aspecto: 4: 3 (também escrito como 1,33) e 16: 9 (também chamado de 1,78). Mas qual é a diferença entre os dois e por que eles são os padrões da indústria?
História da relação de aspecto: Thomas Edison e o Kinetoscope
Se você cresceu assistindo a um clássico, televisão por tubo (basicamente, qualquer aparelho de televisão antes das telas planas), você está familiarizado com a relação de aspecto "Standard" 4: 3. A relação de aspecto 4: 3 dominou basicamente toda a produção de televisão por 50 anos, mas essa relação de aspecto realmente remonta ao nascimento do cinema e vem da forma da própria tira de filme.
Quando Eastman Kodak começou a produzir filmes flexíveis de produção de massa na década de 1890, Thomas Edison usou esse filme em sua câmera de filme chamada "Kinetoscope". O fotógrafo da equipe de Edison, William Dickson, foi responsável pelo projeto e usou o filme flexível de 35mm. Dickson foi encarregado de criar um tamanho de imagem padrão neste novo meio, então ele usou os buracos no lado do filme como um indicador. Ele estabeleceu-se contando quatro perfurações (os pequenos orifícios no lado das tiras de filme) para marcar a altura de cada imagem (quadro) e, portanto, a proporção 4: 3 nasceu.
4:3 aspecto (1921) |
A relação de aspecto 4: 3 tornou-se rapidamente o padrão de todos os filmes mudos, tornando oficialmente o padrão de filme em 1909. O marcador de quatro perfurações de Dickson foi prático, simples e o filme de 35mm foi o único filme produzido em massa no mercado há décadas. Os furos no lado do filme de 35mm ainda são chamados de "perfurações de Edison". A relação de aspecto 4: 3 permanecerá inalterada até que The Academy (sim, a Academia) tenha adaptado a proporção 4: 3 (1.33) para acomodar trilhas sonoras impressas em tiras de filme em 1937, e depois apenas por uma fração (1,37). Não foi até o avanço dos filmes widescreen na década de 1950 que os aspecto se tornaram a paisagem confusa que são hoje.
Widescreen Aspect Ratios: Cinemascope e a lente anamórfica
Já viu um filme "adaptado à televisão" que parece um pouco esticado ou tem aquelas linhas negras obscurecidas na parte superior e inferior? Bem-vindo a proporções de tela widescreen. Nos filmes de viagens panorâmicos dos anos 1950, o público exibiu uma visão panorâmica pela primeira vez - e eles adoraram. Produções como How The West Was Won (1962) mudaram a paisagem cinematográfica nos anos 50 e 60 - literalmente. Filmado e projetado em um sistema especial de três câmeras "Cinemarama", este formato de filme widescreen sofisticado abriu muito o público, de modo que a relação de aspecto padrão 4: 3 não era suficiente para satisfazer mais os espectadores.
Em 1953, a 20th Century Fox desenvolveu uma lente anamórfica especial, denominada "Cinemascope", que estirou as proporções de aspecto de filme tradicionais de 4: 3 35mm (1.33) para uma grande proporção de aspecto de 2.35, torcendo a imagem horizontalmente. Traduzindo: Esta lente fez um filme de 35mm mais amplo. Os resultados foram espetaculares.
Relação de aspecto versus resolução: o nascimento de HD
Quando você estica uma imagem de 4: 3 (1.33) para torná-la uma imagem widescreen (2.35), você não apenas facilita a imagem de forma mágica - você também aumenta o grão do filme. Pense nisso como explodindo uma imagem para fazê-la caber em sua parede. Você ampliou, com certeza, mas agora você pode ver todos os pixels. Este é o maior problema com relações de aspecto widescreen como 2.35. A Paramount abordou este problema de resolução com a cabeça criando não apenas uma nova relação de aspecto (1.85), mas uma nova maneira de gravar o filme.
Em vez de gravar em filme de 35mm verticalmente, Paramount girou o filme de lado e gravou cada imagem horizontalmente, usando oito perfis Edison como o marcador de largura para cada imagem. Eles então reproduziram essas imagens no filme vertical de 35mm para projetores e uma nova relação de aspecto widescreen nasceu, com qualidade de imagem muito maior. O primeiro uso desta inovação foi o clássico Natal branco (1954) e os 10 mandamentos (1956). Hitchcock era um grande fã da proporção de 1,85 e praticamente gravou todos os seus filmes dessa maneira.
Outras inovações cinematográficas, como o filme de 70mm, permitiram produções HD verdadeiramente em widescreen nos anos 60, e inaugurou a era dos novos padrões de tela widescreen da indústria como 2.20 (The Sound of Music) e 2.76 (Ben Hur). No entanto, tudo mudou com a mudança para mídia digital e TVs HD no final da década de 1980.
As proporções de aspecto mais comuns: 4: 3 vs. 16: 9
A relação de aspecto 4: 3 tornou-se o padrão porque as câmeras usavam filme de 35mm por décadas. As inovações na década de 1950 alteraram as coisas com novos padrões de HD e uma relação de aspecto de 2,35. Então, de onde vem o índice de aspecto 16: 9 (1,78) e por que as plataformas de vídeo on-line e as telas HD usam uma relação de aspecto maior?
A adoção comum da relação de aspecto 16: 9, conhecida como HD widescreen, é um compromisso direto entre 4: 3 (1.33) padrão e cintilar widescreen 2,35 proporções. É literalmente o meio termo-matematicamente entre os dois tipos aspecto mais utilizados e foi escolhido como o padrão para novas telas HD e telas digitais no final dos anos 80 por esse motivo exato.
Basicamente, a relação de aspecto 16: 9 funciona tão bem porque você pode recortar imagens de proporção de 4: 3 com caixas de pilar (linhas verticais) e 2.35 relações de aspecto com caixas de letra (linhas pretas horizontais) sem deformação ou distorção da imagem. Funciona igualmente bem em ambos os sentidos, e esta solução rápida fez a adaptação do filme às telas digitais uma solução rápida. O aumento das telas de resolução mais alta - 720p, 1080p e 4k - simplesmente significou imagens mais ricas no formato 16: 9, não uma mudança na forma como visualizamos imagens em nossos dispositivos e telas.
HD Widescreen Aspect Ratio: 480p, 480i, 720p, 1080i 1080p, 4K
Vale a pena ressaltar que quase todas as resoluções de mídia digital baseiam-se na relação de aspecto 16: 9. A única diferença entre todos esses formatos é a resolução, não a relação de aspecto. Pense sobre a diferença entre a relação de aspecto e a resolução, como essa relação de aspecto, relaciona-se com a proporção da tela em que você está pintando, a resolução refere-se à largura do pincel.
Quanto maior o número, mais pinceladas (pixels) por polegada quadrada, mas não importa o tamanho da tela, a proporção de aspecto - 16: 9 - é sempre uma constante.
"Então, qual proporção de formato devo usar quando eu enviar meu video para o YouTube?", Pergunta.
Boa pergunta. 99% do tempo, você usará a proporção de aspecto 16: 9 ao fazer o upload do seu vídeo on-line.
Todas as plataformas de video on-line usam proporções de aspecto de 16: 9, porque os designers no final dos anos 80 concordaram nesta relação de aspecto. Telas de computador, telefones e tablets estão em conformidade com este padrão. É por isso que o YouTube recomenda fazer o upload de vídeos em formatos de proporção 16: 9. Você pode usar outra relação de aspecto, mas o YouTube formata seu vídeo em 16: 9, adicionando caixas de correio pretas para torná-lo conforme a sua resolução padrão.
Vimeo também usa principalmente proporção de aspecto 16: 9, mas eles oferecem aos cineastas algumas outras opções que vão desde a proporção padrão 4: 3 todo o caminho até 4K Stereoscopic 360 (2: 1). No entanto, 16: 9 ainda é a proporção de aspecto maior, então, a menos que você seja Tarantino, use 16: 9.
Escolha sempre a proporção de aspecto 16: 9 quando carrega seu vídeo para o YouTube, o Vimeo ou seu próprio site. Obter a relação de aspecto correta é um detalhe chato, mas são as pequenas coisas que fazem um vídeo ótimo. Os espectadores irão apreciá-lo jogando pelas regras.
Carlos A. Machado.´.
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