A televisão colorida é baseada no princípio físico da adição de cores. Isaac Newton foi cientista, físico e matemático inglês muito reconhecido pelos seus inúmeros trabalhos no campo da mecânica. Contudo, não se ateve somente a esse ramo da física. No ano de 1672, ele publicou um trabalho onde apresentava idéias sobre as cores. Passados aproximadamente três séculos e meio, ainda hoje as idéias propostas por este cientista são aceitas.
Ele percebeu a dispersão da luz branca, em um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores.
Curioso em descobrir o que acontecia, pegou um prisma totalmente polido e o colocou frente a um orifício que ele mesmo fez na janela do seu quarto. Com esse feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos e a esse conjunto de cores chamou spectrum.
Ele percebeu a dispersão da luz branca, em um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores.
Curioso em descobrir o que acontecia, pegou um prisma totalmente polido e o colocou frente a um orifício que ele mesmo fez na janela do seu quarto. Com esse feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos e a esse conjunto de cores chamou spectrum.
Após isso realizou um novo experimento onde deixava apenas uma cor passar através de um segundo prisma. Com isso, verificou que o mesmo não adicionava nada ao feixe de luz que incidia sobre ele. Dessa forma, o físico lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes.
Ele descobriu que a luz branca vinha da junção de todas as corres do spectrum e se separava de acordo com a diferença de refração dos objetos.
Separação das cores
A cor de um objeto é determinada pela cor da luz que ele absorve e da cor da luz que ele reflete. Quando uma luz de cor branca atinge um objeto vermelho, o objeto aparece vermelho porque ele absorve todas as cores deixando apenas o vermelho, que ele reflete.A luz que é absorvida é transformada em calor. Isto explica porque um objeto preto que absorve todas as cores que o atingem, fica mais quente sob a luz do sol, do que um objeto branco que reflete todas as cores.
Quando colocamos um filtro colorido ou uma gelatina é colocada na frente da lente da câmera ou de uma lâmpada, o mesmo tipo de subtração de cor acontece.
Combinação das cores
Quando misturamos luzes coloridas, o resultado é aditivo em lugar de ser subtrativo. Por exemplo, quando misturamos luzes de cores primárias (vermelho, azul e verde) o resultado é branco.
Quando todas as três cores primárias se misturam o resultado é luz branca.
Note na ilustração acima, que quando duas cores primárias se sobrepõem (por exemplo, vermelho e verde) o resultado é uma cor secundária (neste caso, amarelo).
A roda de cores é a chave para entendermos muitas coisas sobre a televisão colorida.
Vermelho, azul e verde são cores primárias em televisão e amarelo, magenta e cian são consideradas cores secundárias.
Quando misturamos duas cores exatamente opostas na roda de cores. Note bem, em vez de cancelar uma a outra como nas cores subtrativas, estas cores complementares se combinam em um efeito aditivo.
Cores opostas na roda de cores tendem a se "exagerar" (saturar) mutuamente quando vistas juntas. Por exemplo, os azuis aparecerão mais "azuis" próximos do amarelo e os vermelhos "mais vermelhos" próximos do ciam.
Neste momento, fica fácil de entender que misturando a quantidade certa de luzes vermelha, azul e verde podemos reproduzir qualquer cor do arco-íris. Por isso, na televisão colorida são necessárias apenas três cores (vermelho, azul e verde) para produzir o todo o espectro de cores de uma imagem de Televisão.
Em resumo, o processo de cor da Televisão é baseado no processo de separação da luz (na câmera de televisão) e combinação da luz (em um aparelho de TV) das cores vermelho, azul e verde.
Em resumo, o processo de cor da Televisão é baseado no processo de separação da luz (na câmera de televisão) e combinação da luz (em um aparelho de TV) das cores vermelho, azul e verde.
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