Páginas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Étienne-Jules Marey (1830 - 1904), Inventor da câmera portátil

Projetou uma câmera, na forma de  Fuzil,ao qual chamou de fuzil fotográfico e foi revelado pela primeira vez em 1882.Feito para capturar vídeo de aves em voo, conseguia gravar 12 imagens por segundo, cada uma com exposição de 1/720 de segundo.


Fuzil Fotográfico


Sua câmera também contornou o pesado método das grandes câmeras estacionárias. Ele ficou fascinado com o problema de analisar como os insetos, as aves, os animais e os seres humanos se movem.

Então criou vários métodos de obtenção de gravações de tempo e movimento por meio de dispositivos mecânicos ou pneumáticos conectados diretamente ao assunto.

Então passou a inventar uma série de câmeras de repetição do obturador, a maioria delas gravou uma série de imagens em uma única placa, permitindo que um fluxo de movimentos fosse analisado. 


Seus vários dispositivos e invenções foram a base de uma série de imagens em movimento, câmera lenta e câmeras de alta velocidade e projetores desenvolvidos e comercialmente explorados por outros. 

A câmera móvel de Marey permitiu que as aves fossem seguidas com mais facilidade do que uma câmera estacionária. Simplesmente apontando sua arma para os pássaros, ele conseguiu colocar doze exposições ao longo da borda externa da placa 

O fim do barril poderia ser movido para dentro ou para fora, proporcionando assim o foco.No centro da arma, abrigava uma revista contendo a placa de gelatina.



Na frente do prato havia outro disco, opaco, com doze persianas e na frente desse disco, um disco mais opaco com apenas uma abertura.

Ao disparar o gatilho, os três discos eram movidos com a ajuda de um mecanismo como o relógio.




A portabilidade do rifle permitiu que uma nova forma de perspectiva fosse capturada enquanto mantinha o assunto dentro do quadro.

Isso logo seria conhecido como "panorâmica", que rapidamente pegou , no início do século XX, tornou-se um elemento básico do cinema.

O pássaro em movimento, gravado pelo Fuzil Fotográfico de Marey. Embora cineastas como Le Prince, Lumieres, Edison e Melies tenham filmado seus filmes experimentais originais com câmeras estacionárias, o rifle de Marey permitiu o movimento da câmera e do assunto, aumentando assim essa sensação de "movimento". O movimento de Pan (panorâmico)  seria incorporado na cinematografia muito cedo.

Com este dispositivo era leve o suficiente para carregar na mão, Marey conseguia acompanhar o objeto filmado enquanto ele se movia. De certa forma, então, os cientistas acidentalmente inventaram o conceito de movimento panorâmico. 




Até mesmo no dia de hoje com as câmeras portáteis mais modernas existem muitos cinegrafistas que as seguram principalmente em musicais ou programas que exijam muito movimento, como se fosse uma forma de fuzil dando estabilidade a imagem e uma maneira mais confortável e precisa de se segurar a câmera. Onde se tem uma certa estabilidade para seguir o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário